A linguagem SQL > DDL > Tabelas > Restrições
Restrições tl_logo2.jpg

A base de dados ORACLE permite a definição de algumas regras sobre os dados de uma tabela ou sobre o relacionamento entre duas tabelas. Estas regras podem ser utilizadas para garantir a integridade dos relacionamentos. As restrições são utilizadas nas seguintes situações:

Existem dois tipos de restrições:

De coluna Dizem respeito a uma única coluna, pelo que são definidas dentro da especificação da coluna a que dizem respeito
De tabela Dizem respeito a várias colunas (da mesma tabela ou tabelas diferentes) sendo por isso definidas no fim das definições de colunas da tabela

As restrições podem ser definidas durante a criação da tabela ou adicionadas posteriormente, utilizando o comando ALTER TABLE. Este comando permite também desactivar temporariamente as restrições.

Uma restrição é identificada por um nome sendo a sua definição guardada no dicionário de dados. O nome é dado pelo utilizador durante a criação da restrição, mas não é um campo obrigatório. Se for omitido, a base de dados atribui um valor do tipo SYS_123456.

A cosulta abaixo pode ser utilizada para ver as restrições criadas dentro do schema do utilizador que executa o comando:

select * 
from user_constraints;

O query abaixo pode ser usado para consultar todas as restrições referentes à tabela EMP:

select * 
from user_constraints
where table_name = 'EMP';

bthome.gifTopo


Realizado por Turtle Learning ®. última alteração em 2011-08-14